sexta-feira, 8 de maio de 2009

Parkour - A Mensagem

Muitas pessoas divulgam a atividade como sendo "LE PARKOUR". Na realidade, o nome é simplesmente Parkour, e o artigo masculino "Le", em francês, nada tem a ver com o nome da atividade em si. Parkour é simples e objetivo, seu nome também.

QUESTIONE
Parkour vai além do físico. Vai além do seu objetivo original. Ele libera um instinto básico do humano, de se movimentar, de usar seu corpo de maneiras ditas não convencionais pelos tempos atuais. Libera um instinto de usar seu corpo e usar o ambiente de forma diferente do qual foi projetado. Estimula a pessoa a questionar. Porque devo subir pela escada se eu posso subir o muro? Porque ir pelo caminho traçado se meu corpo pede pra ir por outro? Porque dar a volta no corrimão se eu posso pular por cima? Eu posso seguir meu caminho, pensar da minha forma, não preciso seguir ninguem!

RESPEITE
Respeite a si mesmo. Respeite os outros. Respeite seu corpo. Cuidado com a liberdade. Acima de tudo vivemos em sociedade, que se baseia em respeito mútuo. Não pratique em lugares proibidos, seja propriedade privada ou pública. Respeite a autoridade, e também outras pessoas ao seu redor.Respeite os obstáculos: canos quebrados, tijolos soltos, paredes brancas. Queremos que o obstáculo esteja lá para que possamos treinar, queremos ser bem vindos nos locais onde frequentamos. Queremos divulgar parkour como uma prática CONSTRUTIVA, não destrutiva.Respeite seu corpo: Ele precisa de preparação para praticar parkour. Precisa de cuidado. Dor pode ser um sinal de que há algo de errado com o seu treino. Você precisa do seu corpo sempre inteiro para continuar treinando, valorize-o.

EVOLUA
Seja hoje melhor do que você foi ontem. E não pare por aí, leve parkour além do físico: Seja nos estudos, no trabalho, na sua vida pessoal: Cada passo que você da na rua é um treino, e deve ser melhor que o anterior. Seja uma pessoa melhor, um esportista melhor, um tracer melhor. Ande sem fazer barulho, escove o dente com a mão esquerda, reflita mais, se concentre mais em todos seus atos. Busque fazer com que CADA atitude sua seja consciente, cada inspiração pelo nariz, cada palavra lida, cada movimento, cada sentimento. Treine sua vida.

GIRE
Sim, gire! Parkour não tem mortal, isso está muito claro. Mas use seu corpo de formas diferentes, estimule de formas variadas! Aprenda mortal, aprenda a lutar, a nadar, a dançar... Perceba do que seu corpo é capaz e como isso pode ajudar, também, o seu parkour.

SOCIALIZE
Compartilhe de forma positiva o que você aprendeu. Aprenda com outras pessoas. Passe adiante tudo de bom que você aprendeu, com parkour ou não. Não feche sua cabeça, não feche seu círculo. Compartilhe sua visão e ouça as demais. Troque experiências, se politize. Seja um defensor da sua visão e seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário